Vitamina B1

vitamina B1, chamada também de Tiamina, desempenha ações tanto no processo metabólico da glicose, como no metabolismo de aminoácidos e ácidos graxos. Deste modo, a vitamina B1 contribui para que o nosso organismo utilize tais substâncias de maneira eficiente. Esta vitamina também desempenha um importante papel no processo que forma a bainha de mielina, localiza em torno das fibras nervosas. A bainha de mielina permite que os nervos troquem mensagens entre si. 

Benefício de Vitamina B1

Benefícios ao consumi-lo;
Na Produção de Energia: O açúcar é a principal fonte de energia no nosso corpo onde ele é oxidado para formar uma forma útil de energia, devido à presença de Vitamina B1. Ela faz parte de um sistema complexo enzimático chamado o sistema de piruvato desidrogenase, o que ajuda na oxidação do açúcar. Vitamina B1 é necessário para o funcionamento do presente sistema de enzima, o que liberta a energia para uma variedade de funções normais do organismo.

Para Desenvolvimento de Mielina: A Vitamina B1 ajuda no desenvolvimento adequado das bainhas de mielina em torno de nervos. Uma Deficiência de Vitamina B1 pode resultar na degeneração destes revestimentos, o que pode resultar na morte do nervo e danos.

Para Função Cardíaca Adequada: Esta vitamina ajuda na produção do neurotransmissor acetilcolina, que é usado para transmitir mensagens entre os nervos e músculos e assegurar a função cardíaca adequada. A Deficiência de Vitamina B1 pode, portanto, resultar em funções cardíacas irregulares. Pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca congestiva, quando administrada a Vitamina B1 por via intravenosa, durante sete dias, apresentaram melhorias consideráveis em seus ecocardiogramas, o que prova que a Vitamina B1 pode prevenir doenças cardíacas.

 Para Catarata: Quando utilizado juntamente com outros nutrientes essenciais, a Vitamina B1 pode retardar ou evitar a ocorrência de cataratas.

Na Prevenção do Envelhecimento Precoce: A Vitamina B1 funciona como um poderoso antioxidante, que ajuda a proteger seu corpo contra os sinais de envelhecimento como rugas, manchas da idade e outras condições relacionadas à idade que afetam regularmente os sistemas de órgãos

Para Digestão: Vitamina B1 também ajuda na secreção de ácido clorídrico, que é essencial para a digestão completa de alimentos partículas.

Na Prevenção da doença de Alzheimer: Vitamina B1 é pensado para retardar a progressão da doença de Alzheimer. As pessoas que sofrem desta doença têm beneficiado quando tratados com suplementos de Vitamina B1 com 100 mg por dia. Há estudos experimentais controlados por placebo que estão em curso para determinar mais sobre o mecanismo pelo qual isso ocorre.

 Para Memória: A Vitamina B1 pode melhorar sua memória e poderes de concentração. É também utilizado no tratamento de vários distúrbios do sistema nervoso, tais como a esclerose múltipla e paralisia de Bell.
Vitamina B1 é mais conhecida como a “vitamina moral” por seu impacto positivo sobre o sistema nervoso e uma atitude mental saudável.

Na Produção de Glóbulos Vermelhos: A Vitamina B1 desempenha um papel importante na produção de células vermelhas do sangue, que por sua vez mantém as pessoas saudáveis, ativo e energizado.

Para Alcoolismo: A Vitamina B1 pode afastar as deficiências causadas pela cirrose, infecções, hipertireoidismo e outros efeitos do alcoolismo.

Para Apetite: A Vitamina B1 também pode melhorar significativamente a apetite e agilidade mental.


Alimentos ricos dessa vitamina; 

Dentre os alimentos que são fontes de vitamina B1, podemos citar leguminosas como ;
  • Grão de bico e feijão, 
  • Carne, 
  • Ovo de galinha, 
  • Cereais integrais,
  • Diversos legumes. 

Problemas causados por deficiência; 

Alguns dos primeiros Sintomas de Deficiência de Vitamina B1 podem incluir letargia, irritabilidade, perda de memória, perda de sono ou do apetite, perda de peso, indigestão ou constipação e ternura do músculo da panturrilha. Se deixada sem tratamento destes sintomas iniciais podem levar a uma forma mais grave de Deficiência de Vitamina B1, conhecido como o beriberi. Esta condição é caracterizada pelo nervo do coração , do cérebro e anormalidades, mas os sintomas podem variar em cada pessoa e depende de um número de fatores.

  • Anormalidades Cerebrais: Em alcoólicos, a Deficiência de Vitamina B1 pode resultar em anormalidades cerebrais como a síndrome de Wernicke-Korsakoff. Alguns de seus sintomas comuns incluem movimentos involuntários dos olhos, dificuldade em caminhar e paralisia parcial dos olhos, entre outros sintomas debilitantes. Se ignorado, estes sintomas podem tornar-se fatal. Alguns dos sintomas comuns de psicose de Korsakoff incluem perda de memória, incoerência e confabulação.
  • Beribéri Infantil: Esta variedade é comumente visto em crianças recém-nascidas de mulheres que já sofrem de Deficiência de Vitamina B1 que contraem esta condição a partir do leite da mãe. A insuficiência cardíaca, perda de reflexos e afonia são alguns dos sintomas comuns, de modo a certeza de ter níveis suficientes de vitamina B1 se estiver grávida
Suplemento dessa Vitamina; 

A suplementação de vitamina B1 é em geral desnecessária, uma vez que a vitamina pode ser confortavelmente obtida na dieta diária. Há, porém, grupos que estão em especial risco de desenvolver a deficiência de vitamina B1, como os alcoólatras, as pessoas com doenças digestivas (sobretudo a Doença de Crohn), os anoréxicos e as pessoas que usam medicamentos diuréticos.
A suplementação deve ser indicada por um médico, sobretudo para evitar a interação com medicamentos. Além disso, o médico poderá determinar a dose, que varia conforme o objetivo. Para manter níveis adequados, as doses podem ser pequenas, mas doses maiores são necessárias para tratar um quadro de deficiência.





Comentários

Postagens mais visitadas