Vitamina B9 ou M

A vitamina B9, também chamada de ácido fólico, pertence ao grupo das vitaminas que são solúveis em água. Essencial em uma dieta equilibrada, esta vitamina confere diversos benefícios à nossa saúde, contribuindo positivamente nos casos de distúrbios cardíacos, distúrbios mentais e emocionais, AVC (Acidente Vascular Cerebral), câncer, construção muscular, aumento celular, formação da hemoglobina e gravidez.
Quando ingerida, a vitamina B9 é assimilada pelo corpo humano e armazenada no fígado. As nossas necessidades diárias necessitam de parte desta vitamina, enquanto a quantidade excedente é eliminada pelo nosso organismo por meio da excreção. Dentre as ações da vitamina B9, destacam-se a sua atuação em algumas funções vitais, como formação de glóbulos vermelhos e produção de energia.

Benefícios ao consumi-lo; 

Contribuição para o coração: a vitamina B9 é capaz de contribuir para o melhor funcionamento do coração, já que ela remove a homocisteína, uma das grandes causas dos ataques cardíacos em fases iniciais. Além disso, a vitamina B9 controla os níveis de colesterol que se depositam no nosso coração, contribuindo assim para um coração mais saudável.

Prevenção ao AVC: A homocisteína não somente causa ataques cardíacos, como também é uma das causas do AVC (Acidente Vascular Cerebral), uma doença que é mortal para o cérebro. Grandes quantidades de homocisteína no nosso corpo ainda contribuem para o enfraquecimento ósseo, algo que aumenta as probabilidades de fraturas acontecerem com frequência. Por contribuir no controle da quantidade de homocisteína, a vitamina B9 ajuda a reduzir a probabilidade de um acidente vascular cerebral vir a acontecer.
Previne o câncer: considerada um componente essencial para a redução do desenvolvimento de câncer no organismo, a vitamina B9 é capaz de combater alguns cânceres, como o câncer de cólon, o câncer cervical e o câncer de pulmão. Portanto, a ingestão de vitamina B9 ajuda na prevenção do câncer.
Contribui para a gravidez e a saúde do feto: a vitamina B9 restringe as chances de defeitos ocorrerem durante a gestação e o nascimento do bebê. Mulheres que se encontram grávidas e seguem uma alimentação deficiente deste componente dificilmente dão à luz uma criança saudável. Os defeitos congênitos causados pela deficiência de vitamina B9 ainda incluem defeitos no tubo neural.
Construção muscular: a vitamina B9 contribui para a manutenção e crescimento de tecidos musculares, sendo considerada um componente de construção muscular.
Contribui para a formação celular: eficaz componente na formação de células vermelhas sanguíneas, a vitamina B9 é ainda um fator de grande relevância para a reparação e construção das células da pele e do corpo. A vitamina também é responsável pela fabricação das células da mucosa do intestino delgado. Além disso, a vitamina B9 substitui as velhas células pelas novas células.
Coenzima: considerada uma coenzima, a vitamina B9, quando associada às enzimas, realiza atividades positivas, como a síntese do DNA.
Melhora o nível de hemoglobina: capaz de melhorar os níveis de hemoglobina, componente essencial que contribui para a transferência de oxigênio no nosso organismo, a vitamina B9 é considerada uma grande colaboradora para a formação de hemoglobina.
Trata transtornos emocionais e mentais: a vitamina B9 é eficaz no tratamento de transtornos mentais e emocionais, como depressão e ansiedade, problemas comuns da saúde mental.
Importante para o organismo: a formação de proteínas e da hemoglobina é garantidas pela vitamina B9. Além disso, ela é fundamental para o crescimento e a divisão celular, além de contribuir para o funcionamento saudável do trato intestinal e para que a gente se recupere de diversas doenças, como a anemia. A vitamina B9 também contribui para espermatozoides saudáveis.

Problemas causados por deficiência; 

deficiência de vitamina B9 causa fadiga, anemia megaloblásticalesões nas mucosaspalidezinsuficiência respiratórianíveis elevados de aminoácio homocisteínaalém de doenças cardiovasculares. 

Alimentos ricos dessa vitamina; 

Dentre os principais alimentos que são fonte de vitamina B9, podemos citar vegetais de folhas escurascomo couvebrócolis e espinafreovosfígadogrãoslentilhafeijãoervilha e laranja. 

Suplemento dessa Vitamina; 

A suplementação de ácido fólico é fundamental para uma gestação segura e saudável. A pediatra e consultora do Bem Estar Ana Escobar diz que as mulheres que pretendem engravidar devem começar a tomar o ácido fólico a partir do momento em que a decisão é tomada, “pensou em engravidar, começa a tomar a vitamina. O ácido fólico é essencial no desenvolvimento do feto e do tubo neural”.
 
Também conhecido como Vitamina B9, o ácido fólico ajuda a combater a anemia e as doenças cardiovasculares. Nas gestantes, ele atua na prevenção das malformações congênitas como a anencefalia (má formação do cérebro) e espinha bífida (defeito no tubo neural). Ambas as alterações são facilmente evitáveis com o uso do ácido fólico. 

O obstetra Sérgio Floriano Toledo, presidente da regional de Santos da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo, alerta para a importância do acompanhamento no período pré-concepção. “Quase 50% das mulheres engravidam sem planejamento. Entre jovens menores de 17 anos, 90% não fazem um planejamento, e as mulheres com mais de 40 anos também são acometidas da falta de informação”. Ainda segundo o médico, que também é professor da Faculdade de Ciências Médicas de Santos, as medidas preventivas feitas com o acompanhamento de um ginecologista são fundamentais para diminuir o risco das malformações fetais. 

Comentários

Postagens mais visitadas