Zinco

O zinco é um mineral muito importante para a manutenção da saúde porque ele participa em mais de 300 reações químicas do corpo.
Ele está presente em maior quantidade no corpo humano no cabelo, pele, olhos, próstata, unha, fígado, pâncreas, músculo, ossos e glândulas que, na verdade, são locais de armazenamento deste microelemento. A excreção do zinco é feita pela urina, cabelo, descamações de pele e sêmen.


Benefícios ao consumi-lo; 
zinco é muito importante para o funcionamento do organismotendo funções como: 
  • Fortalecer o sistema imune; 
  • Estimular o crescimento infantil; 
  • Combater o cansaço físico e mental; 
  • Aumentar os níveis de energia; 
  • Atrasar o envelhecimento; 
  • Melhorar a memória; 
  • Equilibrar os níveis de açúcar no sangue; 
  • Regular a produção de vários hormônios; 
  • Melhorar a aparência da pele e fortalecer o cabelo. 
Alimentos ricos dessa vitamina; 

1 – Ostras

Uma porção com seis ostras de tamanho médio contém de 27 a 50 mg de zinco. Isso significa que cada uma dessas ostras fornece entre 4,5 e 8,3 mg do nutriente.

2 – Bife

100 g de bife cozido apresentam de 4,3 a 6,8 mg da substância.

3 – Peru

100 g de carne escura de peru cozidas oferecem 3,5 mg de zinco.

4 – Feijão

Em uma porção correspondente a ½ xícara de feijão são encontrados de 0,9 a 2,9 mg do nutriente.

5 – Frango

Por sua vez, 100 g de frango de carne escura, preparados no fogão, apresentam entre aproximadamente 1,9 mg e em torno de 3,2 mg da substância.

6 – Iogurte

Um potinho com 200 ml de iogurte de frutas com teor zero de gorduras vem com 1,5 mg de zinco.

7 – Castanha de caju

Boa notícia para quem gosta de castanha de caju: ela também é um dos alimentos ricos em zinco, com seus cerca de 5,75 mg do nutriente a cada porção de 100 g.

8 – Grão-de-bico

O grão-de-bico também é uma boa alternativa para quem precisa reforçar a sua ingestão de zinco. O grão possui de 0,5 mg a 1,3 mg da substância a cada porção equivalente a ½ xícara.

9 – Leite

Um copo de 200 ml de leite oferece aproximadamente 0,85 mg de zinco.

10 – Amêndoas

Uma porção de 100 g de amêndoas fornece em torno de 1,06 mg do nutriente.

11 – Amendoins

É fã de amendoins? Pois saiba que o aperitivo também colabora com o fornecimento da substância ao organismo. Isso porque também são achados aproximadamente 1,06 mg de zinco a cada porção de 100 g de amendoins.

12 – Queijo cheddar

Quem curte queijinhos também pode ficar feliz. A mesma quantidade – 1,06 mg do nutriente – são encontrados a cada porção de 100 g de queijo cheddar.

13 – Espinafre

100 g deste verdinho fornecem 0,53 mg de zinco.

14 – Camarão

Já 100 g de camarão são compostos por 1,34 mg da substância.

15 – Sementes de linhaça

As sementes de linhaça são uma excelente fonte de zinco. Até porque elas fornecem 5 mg do nutriente a cada porção de 100 g.

16 – Sementes de abóbora

Ainda no mundo das sementes, as de abóbora se mostram ainda melhores: uma porção de 100 g contém 7,81 mg.

17 – Sementes de melancia

Temos que mencionar também as sementes de melancia, com seus 10 mg de zinco a cada 100 g.

18 – Gema de ovo

Cada porção de 100 g de gema de ovo vem com aproximadamente 5 mg de zinco. Logo, quem precisa fornecer mais zinco ao corpo, deve pensar duas vezes antes de ignorar a gema e ficar somente com a clara do ovo.

19 – Lagosta

O fruto do mar oferece em torno de 7,30 mg do nutriente a cada porção de 100 g.

20 – Chocolate amargo

Também é possível obter zinco por meio do chocolate amargo. Ele contém 9,6 mg da substância em 100 g.

Problemas causados por deficiência; 
A carência do zinco pode causar diminuição da sensação de paladar, anorexia, apatia, retardo do crescimento, queda de cabelo, retardo da maturação sexual, baixa produção de esperma, queda de imunidade, intolerância à glicose. Enquanto que o excesso de zinco pode se manifestar através de náuseas, vômito, dores abdominais, anemia ou deficiência de Cobre.

Suplemento dessa Vitamina; 
As doses diárias recomendadas de zinco vão até  às 10 – 12 mg /dia, e as doses máximas para a população geral rondam as 40 mg/dia. Assim sendo, uma suplementação  entre 5 – 15 mg/dia é segura, podendo ir até às 40 mg/dia durante curtos períodos de tempo e perante sinais de deficiência. Desaconselhamos a suplementação de doses superiores a estas, sem controlo analítico e sem a supervisão de um profissional de saúde, no entanto, este poderá aconselhar eventualmente a usar doses superiores.

Doses demasiado elevadas de zinco podem condicionar uma deficiência em cobre e a uma depressão do sistema imune. Efeitos tóxicos podem incluir tonturas, vómitos, letargias e anemia.
As formas de zinco mais bem absorvidas através de suplementos são sob a forma de picolinato ou quelatos de aminoácidos. Os suplementos sob a forma de ascorbato, citrato e gluconato também apresentam uma absorção aceitável, sendo a forma de sulfato a que apresenta uma menor absorção.
Se está  a pensar engravidar ou caso apresente alguns dos sintomas acima descritos, poderá considerar o doseamento dos seus níveis de zinco, e eventualmente a necessidade de uma suplementação neste minera

Comentários

Postagens mais visitadas